_MG_5539_edited.jpg
exposicao.png

Por Bruno Arita

O Festival de Verão traz nesta 6ª edição a exposição "As Artes de Março Fechando o Verão" com muita história e grandes acontecimentos que o fizeram ser o que é hoje. A linha do tempo mostra o seu nascimento e crescimento com o passar das edições. Criado por Wilma Miranda, o Festival de Verão possui como essência a ideia de preencher os verões da cidade de Ouro Preto com muita diversão e arte. Hoje, o festival se consolida como um dos principais eventos da região. Agregador, alegre, construtivo e desenvolvedor. Com espetáculos, oficinas e atividades, sempre buscou gerar crescimento e reflexão nos participantes nunca deixando de lado a arte de se divertir. As edições estão separadas por ordem cronológica e cada uma possui sua galeria de imagens que conta um pouco de seus verões. 

1ª Edição - O Nascimento 

Já no palco da Casa da Ópera, que pelos anos seguintes seria a casa da diversão e da arte, nasce em 2012, o Festival de Verão de Ouro Preto. Reforçando a vocação da cidade pela cultura e pela tradição dos grandes festivais, o evento promoveu programação diversificada, movimentando o Teatro Municipal e outros espaços alternativos da cidade, com atividades gratuitas e com muita arte e diversão.

2ª Edição - Crescer em dobro

A democratização do acesso aos bens culturais é o guia do Festival de Verão. Em, 2013, na segunda edição, o Festival cresceu: mais oficinas, mais teatro, adulto e infantil. E teve o Fórum de Cultura e Desenvolvimento, em primeira edição, com o tema "O mercado cultural em debate: qualificação, formação e reciclagem de profissionais - artistas, técnicos e produtores". O Festival demarcava um novo momento dos janeiros de Ouro Preto!

3ª Edição - A Casa da Ópera é a nossa casa

O Festival de Verão trouxe diversas atrações para a Casa da Ópera. O Teatro mais antigo da América Latina virou literalmente nossa casa em 2014. Com recorde de público e muita arte, o Festival ainda teve o Circuito Brincando de Brincar que levou brincadeiras para o Bairro do Padre Faria. O Festival de Bandas encerrou nossa edição com boa música e diversão no Largo de Marília de Dirceu.

4ª Edição - Muita Diversão e Arte

Em 2015, as oficinas em Ouro Preto ensinaram a arte da moda e a tradição dos sineiros. Os tradicionais espetáculos estiveram presentes junto ao segundo festival de bandas que foi um sucesso no Largo do Marília. O Festival teve também atividades no distrito de Antônio Pereira com uma divertida programação para a criançada da região. A quarta edição foi de muita diversão e arte para todos!

5ª Edição - Vamos brincar?

Sempre democrático e acessível, o Festival de Verão de Ouro Preto, na edição 2016, trouxe a nostalgia para os adultos e um novo mundo a ser explorado pelas crianças com a exposição do Museu dos Brinquedos. Emoções à flor da pele!! A Mostra de Curtas de Animação, em parceria com a Casa de Animação de Sabará também garantiu momentos incríveis de diversão para todas as famílias.

elementosV.png
elementosV.png
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram